segunda-feira, 18 de junho de 2012

Tecnologia domina feira de brinquedos


Entre as tradicionais bonecas, robôs ou bichos de pelúcia, brinquedos conectados a telefones smartphones e o uso de tecnologia 3D invadiram com força o lucrativo mercado de brinquedos no Japão que mostra desde quinta-feira suas novidades no “Tokyo Toy Show”.

Apesar da incursão cada vez maior da tecnologia, os estereótipos de mantém e as novidades da feira apontam que as crianças prosseguirão sua particular batalha contra alienígenas e androides ou competindo com carros de corrida em miniatura e as meninas com sua missão de serem donas de casa ou mães perfeitas.

A entrada no enorme pavilhão da empresa Bandai, uma das principais fabricantes no mundo, é rodeada de estátuas de robôs guerreiros e garotas acompanhadas por mascotes. Em um labirinto, a Bandai apresentou para as crianças suas novas armas com imagens 3D, a última coleção de figuras de carros ou animais e jogos para dispositivos eletrônicos. Tudo com um forte aroma bélico.

Entre os brinquedos voltados para meninas, os olhos estavam voltados para o último modelo do mascote virtual Tamagochi e máquinas para fabricar joias, chaveiros, borrachas ou carpetes com desenhos em três dimensões. A empresa Takara Tomy apresenta uma coleção de bonecas realizando tarefas do lar desde passar o aspirador até colocar roupas para lavar além de outras com o uniforme da seleção feminina de futebol. A feira também reserva espaço para a nostalgia com versões revisadas do yo-yo, cinta de ginástica rítmica, ou do robô dos anos 70 Mazinger-Z.

Mas a grande novidade do mercado japonês é o uso dos smartphones com mascotes de brinquedos como o “smartpet”, um cachorro robô. Já o ‘Omnibot i-Sodog’ usa o telefone para controlar um pequeno cão com sensores de movimento ou reconhecimento de voz enquanto o“Keitai Wan-ko” transforma os latidos de cachorro na linguagem humana.

Smartpet
Omnibot i-Sodog 
Em 2011, os setores que experimentaram um grande crescimento foram os de jogos de cartas que tiveram um aumento de 25,2% interanual seguido pelo seguimento de brinquedos para meninas que aumentou 11,5%. A Toyota Motor, a maior montadora no Japão, participou da feira com um pequeno veículo elétrico de carroceria capaz de atingir 70 km/h, um “capricho” para alegria das crianças “grandes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário