Entre as tradicionais bonecas, robôs ou bichos de pelúcia,
brinquedos conectados a telefones smartphones e o uso de tecnologia 3D
invadiram com força o lucrativo mercado de brinquedos no Japão que mostra desde
quinta-feira suas novidades no “Tokyo Toy Show”.
Apesar da incursão cada vez maior da tecnologia, os estereótipos de mantém e as
novidades da feira apontam que as crianças prosseguirão sua particular batalha
contra alienígenas e androides ou competindo com carros de corrida em miniatura
e as meninas com sua missão de serem donas de casa ou mães perfeitas.
A entrada no enorme pavilhão da empresa Bandai, uma das
principais fabricantes no mundo, é rodeada de estátuas de robôs guerreiros e
garotas acompanhadas por mascotes. Em um labirinto, a Bandai apresentou para as
crianças suas novas armas com imagens 3D, a última coleção de figuras de carros
ou animais e jogos para dispositivos eletrônicos. Tudo com um forte aroma
bélico.
Entre os brinquedos voltados para meninas, os olhos estavam
voltados para o último modelo do mascote virtual Tamagochi e máquinas para
fabricar joias, chaveiros, borrachas ou carpetes com desenhos em três
dimensões. A empresa Takara Tomy apresenta uma coleção de bonecas realizando
tarefas do lar desde passar o aspirador até colocar roupas para lavar além de
outras com o uniforme da seleção feminina de futebol. A feira também reserva
espaço para a nostalgia com versões revisadas do yo-yo, cinta de ginástica rítmica,
ou do robô dos anos 70 Mazinger-Z.
Mas a grande novidade do mercado japonês é o uso dos
smartphones com mascotes de brinquedos como o “smartpet”, um cachorro robô. Já
o ‘Omnibot i-Sodog’ usa o telefone para controlar um pequeno cão com sensores de
movimento ou reconhecimento de voz enquanto o“Keitai Wan-ko” transforma os
latidos de cachorro na linguagem humana.
Smartpet |
Omnibot i-Sodog |
Em 2011, os setores que experimentaram um grande crescimento
foram os de jogos de cartas que tiveram um aumento de 25,2% interanual seguido
pelo seguimento de brinquedos para meninas que aumentou 11,5%. A Toyota Motor,
a maior montadora no Japão, participou da feira com um pequeno veículo elétrico
de carroceria capaz de atingir 70 km/h, um “capricho” para alegria das crianças
“grandes”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário