quinta-feira, 14 de junho de 2012

A revolução dos celulares


Já se foi o tempo em que celular era usado simplesmente para falar... Cada vez mais fashion e modernos, é impossível não cobiçar os novos celulares.

Os telefones celulares sofreram um boom nos últimos anos, reduzindo não só de preço como também de tamanho. Ao lado da tecnologia de ponta e funcionalidade, o design é um dos principais fatores que contam na aquisição de um celular e, por isso, fabricantes de todo o mundo investem pesado nessa área para produzir aparelhos cada vez mais belos e sofisticados.

Há algum tempo, os celulares já possuem a capacidade de se conectar à internet, para descarregar e-mails e enviá-los do próprio aparelho (ainda que seja desconfortável escrever pelo celular). Também, através desta conexão, podemos ver as últimas notícias do mundo e obter informações de nosso interesse.

Além da internet, hoje, os celulares dispõem de uma variedade enorme de funções, começando pelas básicas, como agenda e lista telefônica, até as mais poderosas, como a execução de jogos, câmera embutida (para fotos e vídeo), reprodução de arquivos de som em formato MP3 e Bluetooth - tecnologia que permite dispensar o celular por uma distância de até 10m, usando um simples fone de ouvido, sem fio.

Nas ruas, restaurantes, dentro do ônibus, ou qualquer outro lugar, é comum ouvirmos esses aparelhinhos tocando em conjunto marchinhas carnavalescas, trilhas românticas, rock, bossa nova, sinos, música caipira...

E, mesmo com tantas novidades no celular, ainda assim a maioria das pessoas utiliza apenas a função para a qual ele feito inicialmente: falar ao telefone.

O pioneiro

Lembra dos primeiros aparelhos celulares a serem lançados no Brasil? Eram tão grandes que pareciam um tijolo. Aliás, poderiam ser usados para acertar um ladrão, em caso de uma tentativa de assalto. Além de feios, ficavam piores quando as pessoas usavam o acessório pendurado na cintura.


Com o aumento do número de operadoras, o preço diminuiu o celular também, e a "inclusão digital" aconteceu: agora, todo mundo possui um aparelhinho destes. E, quem ainda não tem um, sente na pele como é ruim ficar sem poder ligar para as pessoas a qualquer hora, bem como receber ligações sem precisar estar em casa para isso.

Ao comprar um telefone celular, leve em consideração:

* Autonomia: Fundamental em todo telefone celular, já que deve ser capaz de se manter ligado pelo tempo que estiver fora de casa. Geralmente, os modelos mais modernos têm uma maior autonomia e o tempo de recarregamento de sua bateria também é mais reduzido.

* Utilidade: Certamente, se for utilizar o celular só para fazer chamadas, deve-se descartar todos aqueles celulares com múltiplas funções e novidades, mesmo porque são muito mais caros e, em geral, possuem menor autonomia.

* Serviço: é indispensável levar em consideração quais fornecedores de serviço telefônico estão disponíveis em nossa região, já que deles depende o aproveitamento que iremos dar as funções do celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário