quarta-feira, 20 de junho de 2012

Microsoft lança tablet Surface para competir com iPad da Apple


A ação da Microsoft subiu 2,9% nesta terça-feira (19). O tablet da empresa, chamado Surface, superfície, foi bem recebido pelo mercado.

Com apenas 9,3 mm de espessura, o Surface possui estrutura feita em Magnésio e que pesa bem pouco, apenas 576 gramas; possui processador ARM feito pela NVIDIA, duas antenas 2×2 MIMO para Wi-Fi e tela feita em Gorilla-Glass, de 10,6 polegadas e em Full HD, além de, claro, seu maior atrativo, já acompanha a versão do Windows 8 RT, própria para processadores com arquitetura ARM.

Ainda falando das capacidades do hardware, o tablet da Microsoft conta com uma entrada USB 2.0, uma entrada para cartões MicroSD, além de uma conveniente saída HDMI. Ao contrário da Apple, a Microsoft não resolveu sacrificar tais itens em prol do design.

A ousadia da Microsoft é entrar num mercado dominado pela Apple: o iPad responde por 62% dos tablets vendidos este ano. Mas o Surface é atraente porque tem uma tela maior, uma capa que vira teclado e traz o Office, com Word e Excel. Ou seja, pode substituir um laptop, o que o iPad não faz.

O presidente Steve Ballmer disse que o Surface é uma cruza de um tablet com um PC. Primeiro efeito do lançamento da Microsoft: a LG anunciou que desistiu de fabricar tablets e vai se concentrar em smartphones.

O segundo tablet mais vendido depois do iPad é o Kindle, da Amazon, que é bem mais barato.

Em seguida vem tablets com o sistema operacional android, como o Galaxy, da Samsung. A Microsoft espera que seus parceiros, como a Dell e HP, lancem outros tablets semelhantes ao Surface, compatíveis com o Windows 8. É um mercado em forte expansão, com vendas estimadas em US$ 78 bilhões este ano. O preço do Surface não foi anunciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário